sexta-feira, 29 de outubro de 2010


EIXO 6

     Já no VI eixo aprendi coisas importantes como Políticas Públicas Brasileiras em educação Especial, sinceramente não eram do meu conhecimento, vimos também a importância da inclusão escolar bem como a qualificação dos profissionais dessa área. Vimos o filme entre os muros da escola, que nos trouxe uma realidade diferente da nossa, mas permitiu que observássemos conceitos como: IDENTIDADES, PRECONCEITO, PRINCÍPIOS MORAIS, CONVIVÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO entre outros, foi proposto que encolhêssemos uma cena do filme para fazermos uma reflexão relacionando com os conceitos do semestre, foi muito produtivo, pois a nossa avaliação na banca foi marcada por um debate, onde diversas opiniões foram apresentadas, isso permitiu que compartilhássemos nossas visões de mundo.     
      Foi bem legal lembrar desse filme... Também propus aos meus alunos no estágio um filme onde posteriormente produzimos um debate. Os alunos expuseram suas vivencias e compartilharam seus saberes foi bem legal!

3 comentários:

  1. Olá Patricia,
    destacas neste post a interdisciplina de Políticas Públicas em Educação Especial e algumas aprendizagens construídas a partir desta. Porém, não trazes a citação de um referencial teórico que sustente tua reflexão, tampouco uma reflexão sobre estas aprendizagens.
    Citas o filme "Entre os muros da escola e dizes que este permitiu a observação de alguns conceitos. Como assim, observação destes conceitos?
    Dizes que lembrar deste filme foi legal, e que realizaste esta atividade com teus alunos em teu estágio e que também foi legal. Poderias aqui citar o filme assistido pelos alunos, qual era finalidade da utilização deste recurso? Que contribuições este filme trouxe para a construção das aprendizagens de teus educandos? Que reflexões eles realizaram após o filme?
    É importante trazer evidências....
    Abraços e seguimos dialogando....
    Fabiana Leffa

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,

    estive novamente por aqui e estou observando que as tuas postagens tem sido muito sucintas. Tu traz aspectos importantes trabalhados no eixo, mas sem a devida profundidade.
    Vou aproveitar e reforçar a solicitação da Tutora Fabiana para que complementes a postagem. Sei que tens muito mais a dizer e espero que possas compartilhar mais destas experiências conosco e com os leitores do teu blog.
    Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir
  3. Para responder o seu questionamento vou colar a minha reflexão do dia em que os alunos assistiram o filme, se me permites, vou fazer um ctrl C ctrl V, (...) Penso que trabalhar com a preservação do meio ambiente não significa só fazer projetos mirabolantes, mas sim cobrar dos alunos a organização de sua classe, sala e escola. Bem como as atitudes que eles têm no seu cotidiano como colocar o lixo no latão certo. Quando discutimos problemas do meio ambiente falamos de diversos assuntos como consumismo e as diferenças na paisagem de 10 anos atrás. Penso que os alunos têm que perceber que cuidar do meio ambiente é um dever deles, uma responsabilidade uma tomada de consciência. Conversar com os alunos sobre suas atitudes, ouvir as opiniões. É muito válido!
    Dando continuidade ao trabalho sobre o meio ambiente, assistimos ao filme que me parece, chamou muito a atenção dos alunos. Observaram o planeta terra com a escassez da água, fizemos uma discussão sobre o assunto e os alunos relembraram de comerciais que passam na televisão chamando atenção para o assunto. Listemos uma série de atitude que podemos fazer para não desperdiçarmos água. Muito produtivo!

    É isso acho que esta reflexão reponde a sua pergunta.Isso é uma evidência.

    ResponderExcluir