terça-feira, 30 de novembro de 2010

Construção do TCC


Bixo de sete cabeças??? Vida após do TCC??? Questões que me atordoava quando pensava em um trabalho de conclusão de curso, mas as coisas foram acontecendo naturalmente, observações, constatações, os registros no pbworks, registros no blogportifólio, intervenções dos professores e tutores que o meu TCC, foi tomando forma, já tinha uma questão que me incomodava, me fazia pensar. Sempre me senti muito incomoda pelos métodos de avaliações tradicionais, onde que o saber elaborado pelo aluno não era valorizado, apenas conteúdos despejados pelos professores. A possibilidade de avaliar o aluno de outra forma me levaram a pesquisar como se constitui o processo avaliativo através dos jogos. Na primeira reunião que tivemos com a orientação do TCC, o professor Nilton, gostou da minha pergunta, disse que ela já estava pronta, depois fui atrás de bibliografias para me auxiliar, confesso que não encontrei de avaliação através de jogos, uns autores falavam de avaliação, outros de jogos, mas as interdisciplinas me auxiliaram muito, principalmente, Didática, Planejamento e Avaliação, dessa interdisciplina e do livro Avaliação Mediadora de Jussara Hoffmann, que foram a base teórica do meu TCC.

*“Sugiro um modelo de avaliação baseado em desafios com o intuito de motivar o aluno, vislumbrando assim os conhecimentos construídos e aplicados para a resolução de problemas.

Meu principal objetivo (com a análise do jogo) era compreender a eficácia desse método, bem como o que pode ser uma avaliação mediadora e que elementos o jogo pode produzir para avaliação.

Pretendo com esse trabalho trazer evidências de práticas e de uma pesquisa bibliográfica de como se constitui o processo avaliativo através de jogos”.

*Texto extraído da introdução do meu tcc



E assim construí o meu trabalho buscando articular a teoria estudada as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado. Fiquei um tanto quanto insegura, pois não tive que fazer grandes alterações no trabalho, isso gerou certa insegurança. Mas certamente deve estar de acordo com o solicitado. Mesmo depois de tanto tempo, ainda continuo insegura, sempre acho que posso fazer melhor... No momento estou ansiosa para apresentar o meu TCC e vencer mais essa etapa da minha vida.

3 comentários:

  1. Olá Paty,
    realmente o TCC era algo visto por todos como sendo um grande desafio.
    Mas como dissestes aos poucos as coisas foram se encaminhando e chegamos ao final dete curso.
    O TCC já foi apresentado e a angústia maior já passou.
    Como foi a apresentação Paty?
    O tema por ti escolhido é bastante motivador, pois a avaliação é um tema que diariamente nos traz questionamentos.
    Mas fico muito feliz por ti..
    Abração e feliz final de semstre...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabi.
    Gostaria de deixar registrado aqui a imensa importância que é ter pessoas como você para me auxiliar, nesse semestre vc me questionou fazendo com que eu repensasse minhas aprendizagens, esse feedback foi muito bom para o meu crescimento, lendo os teus comentários percebi que realmente deixei a desejar . Bom, quanto à apresentação do TCC eu estava muito ansiosa, mas na hora de apresentar coloquei as minhas aprendizagens e procurei fazer as devidas relações entre teoria e prática. Acredito que fui bem, vamos ver o retorno, quando chegar o conceito, mas enfim obrigada pela tua dedicação. Um beijo grande. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,

    que bom passar por aqui e encontrar registros da superação de mais duas etapas (construção e apresentação oral do TCC). Da mesma forma estamos chegando ao final das nossas atividades no SI. Vou sentir saudades tanto das visitas e trocas realizadas no blog, quanto dos encontros no MSN.
    Um grande beijo e muitas saudades!
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir