segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O eixo 8 foi marcado pela prática de estágio supervisionado, onde tivemos que planejar as aulas, praticá-las e relatá-las diariamente. A interação que fizemos com o professor Nilton e a tutora Márcia Caetano foram essências para o bom andamento do estágio, a cada comentário recebido nas postagens do pbworks tínhamos a possibilidade de repensarmos a nossa prática, reavaliando nossas certezas.


Para mim foi um momento de aprendizagem intensa, e de muita expectativa, pois me sentia desafiada a colocar em prática tudo aquilo que havia aprendido na teoria. Inúmeras vezes levei para a sala de aula atividades que havia criado em algumas interdisciplina, e a mais marcante foi o mosaico que tínhamos aprendido a fazer em questões étnicas raciais, foi incrível perceber como a teoria se consolida na prática, ver o retorno que os alunos davam sobre determinadas teorias.

Quero destacar um comentário que o professor Nilton fez e que me permitiu acreditar que eu consigo levar para a sala de aula o que estudei na teoria:

Patrícia, tuas atividades sobre a cidade e sobre a questão indígena (no improviso) foram ótimas. De acordo com tudo o que estudamos no curso. Isso é muito bom. Continue, sobretudo continue fazendo bons relatos sobre o que ocorreu em aula. A idéia de contar a história da cidade a através das histórias das pessoas, tua, deles, foi muito boa. Os alunos se dão conta que a história da cidade é a deles, e não de uma emancipação que ocorreu no passado.

Gostaria que você enviasse o relato, mais detalhado ainda, pelo email para todos.

Abs.

Nilton 3/5/10

Comentários como este me mostraram a que é possível por aliar a teoria à prática, sendo esse o meu principal objetivo de estudar pedagogia, objetivo esse que eu me lembro de ter expressado nas minhas primeiras postagens do blog em 2006

3 comentários:

  1. Olá Paty,
    sinto que tinhas uma grande preocupação em conseguir colocar em prática o que vinhas construindo através da teoria.
    Mas, como relataste algumas coisas foram sim possíveis de serem colocadas em prática....
    A atividade do mosaico é baseada em alguma teoria? Sei que ela é realizada a partir de gravuras humanas que representam diferentes etnias. O que os alunos perceberam ao realizar esta atividade?
    Abração
    Seguimos dialogando....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom ...Fabi, para complementar a minha postagem gostaria de responder a sua pergunta destacando que o mosaico constitui em uma atividade onde tive como principal objetivo proporcionar aos meus alunos compreenderem que na nossa comunidade está composta por diferentes povos, cada um com sua cultura, sua etnia e que todos tem uma história e que necessita ser respeitada. A partir dessa atividade os alunos e relataram experiências de costumes de suas famílias, identificando suas origens.
    Como vc diz...seguimos dialogando.
    Bjkas Pati Bar

    ResponderExcluir